Richard Dawkins: O Maior Espetáculo da Terra — Veredito

Imagem de capa com o livro "O maior espetáculo da Terra", de Richard Dawkins à esquerda seguido do título e do autor à direita.

O Maior Espetáculo Da Terra — evidências da evolução é o 11º livro de Richard Dawkins, famoso zoólogo e um dos grandes especialistas em biologia evolucionária e divulgação científica do mundo. Talvez o autor seja mais conhecido por suas obras marcantes como O Gene Egoísta e Deus, Um Delírio.

Dawkins tem um estilo de construção de raciocínio bem conhecido por ser direto; fornece diversas evidências para comprovar seus pontos de vista; é autocrítico, sagaz e irônico — cutuca a ferida sempre que pode — e em O Maior Espetáculo Da Terra, seu objetivo é bem claro:

A evolução é um fato, e este livro o demonstrará. Nenhum cientista que se preze o contesta, e nenhum leitor imparcial fechará o livro duvidando disso.

O jeito como Dawkins escreve me lembra, de certo modo, a escrita do próprio Charles Darwin (talvez não seja uma coincidência, mas um modo de um autor mostrar a influência do outro em suas obras). Ele usa frases dentro de frases, faz diversas ressalvas, insere muitos pontos de vista, dá uma visão interdisciplinar.

O livro é dividido em treze capítulos com nomes muito sugestivos, chamando nossa atenção: O cão, a vaca e a couve; Elo perdido? Como assim, “perdido”?.

Como todo material de um bom cientista que se dedica à divulgação científica, o livro é recheado de leituras suplementares para que possamos investigar mais. Um autor bom sempre indica quais caminhos utilizou para chegar a tal conclusão e o porquê.

Dawkins fala de seres humanos, animais, plantas, microrganismos, geologia, história da Terra, cosmologia e muito mais. Sempre diante de uma perspectiva evolutiva. E, para quem não entende muito dos assuntos abordados, Dawkins utiliza diversas metáforas e analogias que auxiliam a leitura, mas que, quando o leitor já sabe do tema em questão, pode se tornar um pouco maçante — porém, nunca nos fazendo perder o interesse.

Cerca de 400 páginas de puro conhecimento, experiência e inteligência. Mas, posso dizer com certa segurança baseada no estilo de Dawkins, que a leitura não é fácil — apesar das diversas imagens maravilhosas na parte Fotos em cores, diagramas, ilustrações etc. Isso porque o autor desconstrói nosso senso comum, nossos conhecimentos que, apesar de serem muito difundidos na mídia e afins, podem estar absolutamente equivocados. Nossa mente reclama ao ser ~fustigada~ diversas vezes.

A evolução biológica é um fato e Richard Dawkins se equipa das mais diversas evidências moleculares, ecológicas, histórias, geológicas e cosmológicas para demonstrá-la. A leitura é mais que recomendada e deveria ser obrigatória para quem deseja entender o que se foi feito a partir do livro de Charles Darwin Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural.

Richard Dawkins: O Maior Espetáculo da Terra — Veredito
4.8 (96%) 5 votes

Você pode gostar...