Sapiens – O Veredito

Imagem de capa com o livro Sapiens à esquerda e o texto "Sapiens, Yuval Noah Harari" à direita.

No magnífico Sapiens: Uma breve história da humanidade, o professor Yuval Noah Harari narra uma deliciosa e em alguns trechos até bem humorada história da nossa espécie.

Por que o Homo sapiens é tão bem sucedido em termos de perpetuação da espécie?
Como conseguimos formar sociedades tão grandes?
O que é que temos de tão diferente dos outros animais?

Continue lendo para saber algumas das respostas que estão no livro.

Um pouco sobre nossos antepassados distantes

Somos membros de uma família chamada grandes primatas. Os chimpanzés são os parentes mais próximos ainda vivos.

evolucao-humana-pictoline

Como mostra o gif (em espanhol, mas dá para entender), os processos evolutivos deram origem a uma série de espécies humanas.

Os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos a partir dos Australopithecus, ou “macaco do Sul”.

Homo rudolfensis “homem do lago Rudolf” e Homo ergaster “homem trabalhador” também habitaram a região.

Homo erectus “homem ereto” viveu na Ásia Ocidental e foi a espécie humana de maior duração, sobrevivendo por quase 1,5 milhão de anos.

O Homo neanderthalensis ou “homem de Neandertal” viveu na Europa e na Ásia Ocidental.

O Homo soloensis “Homem do vale do Solo” viveu na ilha de Java, na Indonésia.

Os Homo floresiensis viveram na ilha de Flores (também uma ilha indonésia). Tinham no máximo um metro e não ultrapassavam os 25 quilos.

O Homo denisova foi descoberto em 2010 por cientistas que escavavam a caverna de Denisova, na Sibéria.

A nossa espécie — Homo sapiens — surgiu há cerca de 200 mil anos* na África Ocidental.

*ATUALIZAÇÃO: descobertas recentes de fósseis no Marrocos indicam que o Homo sapiens surgiu 100 mil anos antes do que se pensava, ou seja,há 300 mil anos. (Nature)

Duas visualizações da reconstrução do fóssil mais antigo conhecido do Homo sapiens, baseado em microtomografias computadorizadas de diversos fósseis originais encontrados em Jebel Irhoud (Marrocos).
Duas visualizações da reconstrução do fóssil mais antigo conhecido do Homo sapiens, baseado em microtomografias computadorizadas de diversos fósseis originais encontrados em Jebel Irhoud (Marrocos). Créditos: Philipp Gunz, MPI EVA Leipzig (Licença: CC-BY-SA 2.0)

Há 100 mil anos pelo menos seis espécies humanas distintas habitavam a Terra.

No decorrer do livro, o autor incentiva algumas reflexões ao fazer perguntas como esta:

Se há 100 mil anos diversas espécies humanas coexistiram, por que hoje somos a única espécie humana?

E responde em seguida.

A teoria da miscigenação diz que os sapiens procriaram com os neandertais e as populações se fundiram. E assim foi também com o Homo erectus.

A teoria da substituição diz que sapiens e neandertais não eram lá muito compatíveis e com a sucessiva morte dos neandertais, as populações de sapiens os substituíram. O mesmo para as outras espécies humanas.

Mas também existe a possibilidade de o sapiens ter levado as outras espécies humanas à extinção devido à intolerância com seres um pouco diferentes.

Nosso cérebro e o fogo

O cérebro do Homo sapiens tem de 1200 a 1400 centímetros cúbicos e consome 25% da energia do corpo quando em repouso. Já o cérebro de outros primatas consome 8% da energia do corpo em repouso.

Há 800 mil anos, algumas espécies humanas usavam o fogo esporadicamente. Cerca de 300 mil anos atrás, os Homo erectus, neandertais e outros antepassados usavam o fogo diariamente. Inclusive para cozinhar.

É muito mais fácil mastigar e digerir alimentos cozidos do que alimentos crus. Chimpanzés passam cerca de cinco horas mastigando por dia. Para nós, basta uma hora para concluir uma refeição.

O fato de termos aprendido a cozinhar, para alguns cientistas, tem relação direta com o tamanho do nosso cérebro.

Caçadores-coletores

A capacidade de andarmos em duas pernas fez dos braços desnecessários para locomoção, liberando as mãos para uma infinidade de outras coisas, inclusive caçar e coletar.

Durante dezenas de milhares de anos, antes da Revolução Agrícola, foi com essas atividades que nossos ancestrais passaram grande parte do tempo. E eram bons nisso por suas habilidades sociais e tecnologia. Aliás, especialistas afirmam que a nossa mente ainda é adaptada para a caça e a coleta.

Os caçadores-coletores eram, individualmente, muito mais habilidosos e conhecedores dos animais, plantas e sobrevivência do que nós. Nossa sobrevivência depende cada vez mais das habilidades dos outros.

O estilo de vida nômade com caça e coleta pode parecer difícil para seres humanos modernos, mas não é bem assim.

Baseado em grupos de caçadores-coletores que vivem ainda hoje, sabemos que a jornada de trabalho desses humanos é/foi de 35 a 45 horas semanais. Eles raramente ficavam doentes principalmente porque andavam em pequenos bandos e não tinham a mesma proximidade de animais domésticos (origem de diversas doenças infecciosas) que há hoje.


Revolução Cognitiva — 70 mil anos atrás

Novas formas de pensar e de linguagem surgiram nessa época.

A fofoca (sim, a fofoca) também foi essencial para os grupos de sapiens saberem quem era confiável ou não. Assim, puderam criar relações mais sólidas e complexas, possibilitando a formação de grupos maiores.

Apesar de muitos animais terem uma linguagem própria, eles só conseguem descrever a realidade objetiva. Nós fomos mais além.

Os sapiens começaram a acreditar em mitos e em tudo que decorre dessa crença na ficção. A nossa capacidade de acreditar em assuntos “fictícios” e transmitir esse tipo de informação por meio da linguagem marcou a Revolução Cognitiva.

Reflita por um instante. Empresas, instituições, governos e dinheiro são todos obras da nossa imaginação. São todos “mitos”.

E acreditar coletivamente nesses “mitos” é mais um aspecto que nos diferencia dos outros animais. Isso nos permite cooperar com um grande número de estranhos sem precisar conhecê-los a fundo. A vida em sociedade está organizada com base em uma ordem que está em nossa imaginação.

Revolução Agrícola — 12 mil anos atrás

Os sapiens passaram a se dedicar à manipulação de algumas plantas e animais, que podiam ser “domesticadas”. E foi justamente onde essas espécies ocorriam que se deram as revoluções agrícolas.

O autor é enfático ao dizer que, ao contrário do que se pensa, a agricultura ou o fato de irem abandonando a prática nômade não tornou a vida das pessoas mais fácil ou agradável. Pelo contrário.

O que houve foi uma maior disponibilidade de alimentos para os humanos, mas não uma dieta melhor nem maior qualidade de vida. Os agricultores trabalhavam mais que os caçadores-coletores, a população cresceu absurdamente e os indivíduos mais favorecidos pertenciam às elites.

Havia um estresse constante entre os agricultores porque eles sempre precisavam pensar na próxima colheita. Mesmo que a anterior tivesse sido extra produtiva. A partir daí a preocupação com o futuro foi gradativamente fazendo parte da nossas vidas.

Pequenos vilarejos foram se transformando em cidades e reinos. No início as trocas comerciais eram por escambo, mas nem sempre era interessante fazer esse tipo de acordo. Era preciso algo amplamente aceito que representasse o valor de produtos e serviços e pudesse ser convertido em outros produtos e serviços.

Na história já foram usados conchas, grãos, sal, moedas etc como dinheiro. Inicialmente o dinheiro tinha valor inerente, mas depois passamos a confiar até mesmo em folhas de papel.

Os sumérios usavam grãos de cevada como dinheiro. É a primeira forma de dinheiro que conhecemos, tendo aparecido aproximadamente em 3000 a.C.

(…) o dinheiro é o mais universal e mais eficiente sistema de confiança mútua já inventado.

Para armazenar as informações de uma ordem social que está na nossa imaginação, foi preciso mais que a linguagem. Esses dados começaram a ser processados de forma eficiente apenas após os sumérios inventarem a escrita entre 3500 e 3000 a.C.

E por falar em ordem, as três principais ordens a nos unir foram/são o dinheiro (econômica), o império (político) e a religião (religiosa).

(…) religião é um sistema de normas e valores humanos que se baseia na crença de uma ordem sobre-humana (…)

Revolução Científica — por volta de 1500

Durante muito tempo, as descobertas só eram feitas por acaso, o aprimoramento de tecnologias ocorria em casos isolados e os patrocinadores apoiavam artesãos, padres, filósofos etc não para criarem novas capacidades, mas principalmente para mantê-las.

Até que aproximadamente a partir de 1500, os humanos passaram a se dar conta do quão ignorantes eram.

Quantas perguntas tinham.

E como tinham a habilidade de conseguir respostas, de aumentar o seu conhecimento sobre a natureza, de saber mais sobre como as coisas funcionam, de criar coisas novas.

O crescimento da pesquisa científica resulta em diversos tipos do novas ferramentas, mas as tecnológicas acabam chamando mais atenção devido ao seu valor prático. Antes da Revolução Científica, ciência e tecnologia não andavam tão juntas como vemos hoje, nitidamente.

De 1500 para cá, a população humana aumentou 14 vezes, a produção aumentou 240 vezes e o consumo de energia aumentou 115 vezes.

Crescimento da população mundial entre 1500 e 2015. Fonte: Our World in Data.
Crescimento da população mundial entre 1500 e 2015. Fonte: Our World in Data.

Revolução Industrial — por volta de 1700

O grande marco da Revolução Industrial foi a conversão de energia. O motor a vapor passou a mover indústrias, trens, moinhos… Isso deu uma guinada na produção, no comércio e mudou completamente a forma como nos comportamos e vivemos em sociedade.

Máquinas passaram a substituir animais ou nós mesmos em tarefas repetitivas. Cada vez menos pessoas eram necessárias para o trabalho no campo. A população nas cidades começou a aumentar.

Heranças da Revolução Industrial como a grade horária e a linha de montagem são parte de nossas vidas até hoje. Até mesmo fora das fábricas — pense nas escolas, por exemplo.

Futuro

O avanço da genética e da nanotecnologia vai nos permitir viver ainda mais. Possivelmente seremos amortais, ou seja, viveremos para sempre desde que a consciência esteja íntegra. Pode ser que venhamos a criar um novo tipo de consciência.

A única característica da qual podemos ter certeza é a mudança incessante.

Mais sobre colonização, capitalismo, formação de um império global, progresso, felicidade, paz você encontra nas páginas do livro. ?

O Veredito

Sei que dificilmente o professor Yuval Noah Harari vai ler isto, mas sou muito grato por ele ter escrito esse livro. Me fez sentir mais conectado aos nossos ancestrais e ao nosso planeta. É um sentimento difícil de descrever. Algo como “é muito bom ser humano”, mas sem arrogância.

Sapiens: Uma breve história da humanidade tem uma linguagem bastante simples, foi muito bem traduzido por Janaína Marcoantonio e é muito gostoso de ler! Recomendo para todos os públicos!

E então, o que achou do post? Deixe abaixo o seu comentário! E fique agora com a palestra que o autor fez para o TED.

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Pedro Alexandro Ramos Dos Santos disse:

    Olá Thiago!! excelente síntese que você montou!
    Estou à algumas páginas de terminar de ler este Best-Seller.
    Alguns itens que chamaram minha atenção:
    1- Revolução Cognitiva : será que somente os da nossa espécie, sapiens, tínhamos mitos compartilhados? há aquele estudo citado que sem o compartilhamento de mitos um grupo do gênero Homo conseguiria alcançar o número máximo de 150 indivíduos. Assim sendo, tendo a idéia de nação, de deuses ou de um Deus único nós podemos se organizar em centenas de pessoas e literalmente ter exterminado o da espécie neandertais que eram mais robustos e tinham a caixa craniana maior.(esse estudo dos ‘150’ indivíduos é extremamente importante, senão o mais decisivo para nosso ‘suposto’ sucesso)
    2- o autor cita o surgimento de linguagens: a talvez mais universal de todas, ou seja, da Matemática, mas deixou de fora uma importantíssima e mais universal ainda, que é a Música. Por ser violinista hobista (mas tendo a profissão de engenheiro de computação/Sistemas (e apaixonado por Antropologia)), penso que essa linguagem universal de modo algum deveria ser omitida. Gostaria de enviar essa questão ao Autor.
    Estou buscando complementar essas informações no livro ‘A grande História da Evolução’, de Richard Dawkins (autor do ‘Gene Egoista’).Recomendo também : ‘As Primeiras civilizações’ ,
    ‘A ascensão do dinheiro’ encontrados facilmente na Amazon.Oportunamente vou comentar sobre essa obras.
    Trabalho num estudo aprofundado da noção do Cálculo em nossa pré-história e do pensamento computacional e ,dependendo da minha disponibilidade de tempo, sobre o desenvolvimento Matemático-Musical desse mesmo período.
    Espero ter contribuído a tentar esmiuçar melhor essa fase magnífica que foi nossa pré-história!

    • Thiago Xavier disse:

      Oi, Pedro!
      Com certeza seu comentário agregou bastante 🙂
      1 – Faz sentido! Os sapiens formarem grupos maiores muito provavelmente fez toda a diferença.
      2 – Realmente, o Harari não fala muito de música, apesar de citá-la em um trecho ou outro.
      Fiquei curioso com os livros que você recomendou e com o estudo que você citou. Quando for publicado você poderia voltar aqui para divulgar? 😉
      Um abraço!

    • Pedro Alexandro Ramos Dos Santos disse:

      Thiago Xavier , sim, vou postar sobre os livro que citei. Rendi-me ao kindle e isso ajudou a ler mais obras num período de tempo menor.
      Ainda gostaria de um parecer seu sobre o seguinte : até a Revolução Agrícola temos uma compreensão razoável de como formaram-se essas comunidades ou sociedades.Mas como surgiu a elite? ou seja, como surgiram os grupos que cobravam ou exigiam uma parte da produção dessas comunidades agrícolas ? estou a procura de uma teoria sobre isso, ou seja, grupos não agrícolas mas que viviam do suor desse “primeiros fazendeiros” ?

    • Thiago Xavier disse:

      Eu também adoro o Kindle, Pedro!
      O Harari diz que a agricultura foi a base dos sistemas políticos e sociais (incluímos as elites aqui), mas não explica exatamente como.
      Por que você não coloca essa questão no Quora (https://pt.quora.com)? Quem sabe alguém já tem esssa resposta…
      Um abraço!

    • Pedro Alexandro Ramos Dos Santos disse:

      Thiago Xavier , valeu pelo feedback. Vou fazer o que você recomendou. Forte abraço! !

  2. Simone Von Randow disse:

    Muito bom o seu texto.

  3. Gabriela Souza disse:

    Oi! Adorei o texto!! Estou lendo o livro e me deliciando com a história contada. Só fiquei curiosa pra ver a palestra do TED que você comentou no final. O link não foi publicado junto.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro