Teoria X Hipótese

Capa do post com o título "Teoria vs Hipótese", com a imagem de estrelas ao fundo.

Teoria e hipótese são termos de conceitos bem diferentes, mas geralmente confundidos como palavras de mesmo significado.

Você já ouviu uma das seguintes frases?

“Não acredito nessa sua teoria.”

“Essa sua hipótese é falha.”

“Interessante essa sua teoria.”

Todas elas tratam hipótese e teoria como uma opinião ou ponto de vista em relação a algo.

No entanto, meras opiniões não representam a verdade para a ciência. Para encontrarmos explicações fundamentadas sobre o funcionamento da natureza, precisamos seguir uma série de etapas que constituem o chamado método científico. E são justamente os conceitos de teoria e hipótese que fazem parte desse método.

Mas antes de vermos a diferença entre teoria e hipótese, precisamos definir o que é uma lei para a ciência.

O que é uma lei?

Uma lei é a generalização de um conjunto de observações, não tendo sido encontrada nenhuma exceção a tais observações.

Considere as leis do movimento de Newton: a terceira delas, conhecida como Lei da Ação e Reação, diz que para uma força aplicada por um corpo A sobre um corpo B, é aplicada pelo corpo B sobre o corpo A uma força de mesma intensidade, mesma direção e em sentido oposto.

Isso explica o que ocorre (a interação entre corpos que aplicam forças entre si), mas não descreve como/por que acontece uma força de reação para toda força de ação.


Qual a diferença entre teoria e hipótese?

As hipóteses são conjecturas, especulações, previsões sobre determinado fenômeno da natureza e como ele se comporta. Hipóteses devem ser testadas, o que normalmente é realizado por meio de experiências.

As teorias são explicações bem fundamentadas para descrever eventos que ocorrem na natureza. Envolvem hipóteses já testadas exaustivamente, fatos e leis.

Uma teoria pode soar como uma explicação definitiva, mas pode vir a ser derrubada com o passar dos anos.

Acompanhe este exemplo.

Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) defendia a teoria da geração espontânea, baseando seus estudos em ideias já aceitas como verdade por outros pensadores.

A geração espontânea, também conhecida como abiogênese (não confundir com a abiogênese que se refere às hipóteses de origem da vida na Terra), consistia em explicar o surgimento de seres vivos a partir de matéria inanimada. Seria como se larvas fossem geradas a partir da carcaça de um animal morto ou ratos surgissem de uma toalha úmida deixada com restos de alimentos em um quarto escuro.

Hoje, isso não faz sentido para nós porque sabemos que os seres surgem a partir de outros seres. No entanto, por muito tempo essa foi a teoria dominante.

Muito tempo mesmo! Vários séculos depois de Aristóteles, cientistas que desconfiavam da teoria da geração espontânea, como Louis Pasteur, formularam a hipótese de que os seres vivos se formam a partir de outros seres vivos (biogênese). Por meio de experimentos, ficou provado que os seres vivos não surgem aleatoriamente e precisam se reproduzir para dar origem a outros seres vivos.

Com os trabalhos e descobertas de diversos cientistas, a hipótese da biogênese foi elevada a teoria, pois foi demonstrada como correta e derrubou a teoria da geração espontânea.

E então, ficou clara a diferença entre teoria e hipótese? Qualquer dúvida, é só deixar o seu comentário abaixo.

Se você gostou do artigo, não se esqueça de curtir e compartilhar com os seus amigos.


Referências: Canal OUSbiology no Youtube, About.com e TopTenz.net

Você pode gostar...

54 Resultados

  1. Jessé disse:

    O artigo do tem um erro, a abiogênese não ocorre hoje devido as condições atuais do planeta. Porém no passado ela aconteceu sim, e já testado com sucesso recriando o ambiente da terra no passado, onde da matéria inorgânica surgiu matéria organica, essa é a teoria atual.

    • Thiago Xavier disse:

      Jessé, o exemplo era sobre geração espontânea e não sobre origem da vida. Adaptei o post para que não fique ambíguo. Obrigado!

    • Robson disse:

      Caro Jessé!
      Discordo da tua afirmação. A abiogênese defendia que formas de vida, já com relativa complexidade, se formariam da matéria bruta ou inanimadas, desde que esta fosse insuflada por uma espécie de força vital.
      O que é admitido cientificamente é que formas de vida simples, surgiram da combinação de vários compostos orgânicos existentes na “Terra primitiva”. Essa ideia chama-se evolução dos sistemas químicos. Isso não é considerado abiogênese, conceitualmente falando.
      Caso vc disponha de alguma boa referência bibliográfica que mostre o contrário do que foi exposto, eu a receberei com muito prazer.
      Espero ter sido útil.
      Até.

  2. Leandro Jardim disse:

    Thiago Xavier qual hipotese foi testada para dar credibilidade a teoria da abiogênese na época?

    • Thiago Xavier disse:

      Leandro Jardim vale lembrar que na época não havia os instrumentos que temos hoje e muito menos os princípios do método científico que usamos hoje em dia.
      Então é difícil falar em credibilidade para a época.
      Como eu escrevi no texto, a simples observação de que ratos consistentemente apareciam quando uma toalha úmida com restos ficava largada em um canto já era um indício.

  3. Gustavo Pedroza disse:

    Finalmente achei uma linha que satisfez minha curiosidade a esse respeito….

  4. Felipe Neres Silva Bezerra disse:

    A interpretação de “hipótese” no método científico é o mesmo aplicado na estatística inferencial? Qualquer artigo envolvendo estatística lida com teste de hipótese; lendo essa explicação, me pareceu que qualquer teste de hipótese promove a assertiva a uma teoria.

  5. Luiz Carlos Dutra disse:

    Muito bom, show de bola.

  6. Benjamin Pianowski disse:

    Melhor: biogênese deixou de ser teoria depois que foi provada.
    Para simplificar: abiogênese teve suas hipóteses confirmadas e evoluiu para uma teoria ou não? A biogênese confirmou hipóteses e virou teoria e, por fim, foi comprado (deixando de ser teoria)?

    • Thiago Xavier disse:

      Benjamin, a abiogênese (geração espontânea) já foi uma teoria, mas se baseava em conclusões que hoje sabemos que estavam erradas.

      A partir do século XVII, cientistas começaram a contestar essa teoria e propuseram outras hipóteses para derrubá-la. Por meio de experimentos, descobriram que os seres vivos não surgem do nada e que, portanto, a abiogênese não fazia sentido.

      Quando comprovaram que os seres vivos se formam a partir de outros seres vivos (biogênese), a teoria da abiogênese foi derrubada e a biogênese passou a ser aceita como teoria.

  7. Benjamin Pianowski disse:

    Por favor, a abiogênese tinha hipóteses confirmadas, era uma teoria?
    E a teoria da biogênese deixou de ser teoria após confirmada, é isso?

  8. Antonio Almeida disse:

    Olá Tiago Xavier, a muitos anos atrás, quando estudante eu tinha um consenso de que uma teoria científica jamais seria mudada por se tratar de fato testado e comprovado. Então pelo que você explicou notexto, não é bem assim?

    • Thiago Xavier disse:

      Oi, Antonio. Obrigado pela pergunta.
      Exatamente!
      Como eu expliquei no texto, pode ser que uma teoria seja largamente aceita mesmo que esteja errada.
      Conforme criamos novos instrumentos ou aprimoramos ferramentas de medição já existentes, somos capazes de enxergar a realidade com cada vez mais precisão.
      No texto eu dou o exemplo da teoria da geração espontânea. Para Aristóteles e para os pensadores de sua época ela fazia sentido. Eles não tinham as mesmas ferramentas (especialmente o método científico) que os cientistas dos séculos XVIII e XIX para poder comprovar que a geração espontânea era um erro.
      A teoria do flogístico (ou flogisto) e a teoria do éter são outros exemplos de teorias que foram derrubadas.
      Espero que tenha entendido 🙂

    • Robson Costa disse:

      Sim, a ciência não está pronta e fechada, até porque o mundo e a sociedade são dinâmicos. Se assim fosse não precisaríamos mais pesquisar nada e isso vale para todas as ciencias (exatas, humanas e sociais). Nossa sociedade, quase tudo ao nosso redor é construído por teorias que podem se modificar dependendo das mudanças e contextos. Às vezes há mais de uma teoria para um mesmo caso e o cientista pode escolher qual ele achará que vai se aplicar melhor ao que ele quer. Mas nenhuma ciência é exata, nem as exatas rsrsr

  9. Samuel Leonardo Macamo disse:

    Trata-se de um resumo com uma explicao aprofundada. Gostei

  10. Sepabelo Sérgio disse:

    gostei do resumo do texto acima referenciado

  11. Bianca Figueiredo disse:

    Quais são as teorias que fundamentam as hipóteses?

    • Thiago Xavier disse:

      Oi, Bianca. Poderia reformular a sua pergunta, por favor?

    • Bianca Figueiredo disse:

      Thiago Xavier, é um trabalho acadêmico vou lhe descrever exatamente como foi feito a pergunta ok?
      Levando em conta seus conhecimentos sobre o projeto científico, efetue uma pesquisa sobre oque são hipóteses, quais suas principais características, as teorias que fundamentam as hipóteses e qual a importância delas em um projeto científico?

    • Thiago Xavier disse:

      Bianca, ao meu ver, essa questão está um pouco vaga.
      Podemos propor novas hipóteses com base no conhecimento de teorias conhecidas, mas não entendo quando o enunciado pergunta quais teorias são essas. Vou verificar com o pessoal e já volto 😉

    • Thiago Xavier disse:

      Bianca, esse enunciado realmente está estranho. Você tem como verificar com o/a professor/professora?

    • Bianca Figueiredo disse:

      Thiago Xavier achou?

    • Thiago Xavier disse:

      Bianca, as pessoas com quem falei do grupo do Blog da Ciência concordam que o enunciado está estranho. Por isso pedi para você verificar com o professor.

  12. Pedro Guilherme Dias disse:

    Uma teoria pode ser considerada uma Lei ?

  13. Gabriel Andrade disse:

    Excelênte! Site digno de atenção e acompanhamento, virei “freguês” hahaha. Obrigado e parabéns Thiago 😀

  14. Heraldo Marques Figueiredo disse:

    Faltou exemplo de uma hipótese

    • Thiago Xavier disse:

      Oi, Heraldo. Você tem razão. Obrigado pelo comentário!
      Eu reescrevi o artigo para incluir a sua sugestão 🙂
      Peço que, por favor, releia a seção “Qual a diferença entre teoria e hipótese?” e me diga o que achou.

  15. Joelma Andrade disse:

    Eu não entendi não

  16. Ivair Gomes Ferreira Gomes disse:

    Muito bom! As vezes falamos sem saber o quer dizer certas palavras.

  17. Elias Viana disse:

    Muito didatico! Bem fácil de copreender.

  18. Júlio Nascimento disse:

    muito bom me ajudou muito a tira umas duvidas

  19. Alessandra Perez disse:

    Muito bom, vou acompanhar mais!

  20. Ótimo texto: claro, rápido e escrito corretamente.

  1. 8 de junho de 2017

    […] para dar um exemplo: para testar uma hipótese, um astrofísico precisa verificar se as suas observações se adequam ao modelo físico de como as […]

  2. 24 de julho de 2018

    […] de fatores ambientais que quebrem os mecanismos de tolerância às proteínas do corpo humano. A hipótese favorita dos imunologistas atualmente passa pelo ‘mimetismo […]

  3. 12 de junho de 2020

    […] partir da análise de dados, conceitos, hipóteses e, possivelmente, até relações causais entre as variáveis dos dados coletados ​​começam a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro