7 canais de ciência para você acompanhar no YouTube

Imagem com o título "7 canais de ciência para você acompanhar no YouTube" e um computador portátil no fundo com o Youtube aberto.

O YouTube tem canais em inglês de grande sucesso dedicados à ciência, mas os canais brasileiros também vêm mandando bem.

Vamos conhecer sete deles:

1. Manual do Mundo

O Manual do Mundo é apresentado por Iberê Tenório e ensina a fazer experiências, dá dicas para o dia a dia e de vez em quando, mostra até mesmo mágicas e desafios.

Quando eu digo ensina a fazer experiência, é porque ensina mesmo. Além de mostrar tudo o que você vai precisar — geralmente materiais fáceis de encontrar e baratos — Iberê explica direitinho o que você acabou de ver.

2. Nerdologia

A fórmula do Nerdologia é juntar a ciência com cultura nerd e falar de temas interessantes desde preconceito até a física do filme Interstellar.

Os vídeos têm ótimas explicações e referências a livros e artigos. São narrados por Átila Iamarino, biólogo e pesquisador, e a edição é muito bem feita.

3. Canal do Pirula

Mais um canal apresentado por um biólogo, cuja origem do nome Pirula permanece um mistério.

Ele é doutor em paleontologia e como um bom acadêmico, trata dos temas com ótimas explicações. Os vídeos misturam sua forte opinião e costumam ser longos, mas eu garanto que é um tempo bem investido.

Pirula também curte abordar religião e civilizações.

4. Space Today

Sérgio Sacani é editor do blog Space Today e gera conteúdo sobre astronomia e astronáutica no canal de mesmo nome.

Dessa lista, é o único canal que tem vídeos praticamente diários. Por isso, recomendo que você se inscreva agora mesmo!

 

Aliás, o Sérgio é um dos apresentadores do Astronomia Ao Vivo, que como a própria descrição deles diz, “é um Hangout semanal sobre astronomia, apresentado por astrônomos amadores do Brasil”.

5. Ciência Todo Dia

Pedro Loos é estudante de Física e isso fica bem claro em seus vídeos. Pedro usa o seu conhecimento para explicar fenômenos da física e até o porquê de a muralha de gelo de Game of Thrones não ser possível.

6. Eu, Ciência

Yuri Grecco também é biólogo e é mestre em psicobiologia. Seus vídeos seguem a temática da divulgação científica e constantemente buscam desmistificar alguns “equívocos científicos”.

Aliás, Yuri é amigo do Pirula e até já gravaram juntos.

7. Ciência e Astronomia

Cristian Westphal é estudante de Engenharia Química e o fundador do Ciência e Astronomia. Ele se dedica a divulgar a ciência desde os 14 anos e no canal fala principalmente de astronomia.

Bônus — mais canais!

Os canais acima são os que eu sigo com maior frequência, mas eu não poderia deixar de listar outros ótimos canais que também têm um caráter científico. Segue a lista dentro da lista:

Física Total (se você tem dificuldades com física, Ivys Urquiza está no YouTube para te fazer aprender)

Fisicool (“física descontraída pra quem ama conhecimento”)

Núcleo Alquimia (membros do grupo de extensão universitária do Instituto de Química da Unesp de Araraquara explicam reações químicas de forma divertida)

Bricking Science (canal que visa popularizar a ciência e mostrar a rotina em laboratórios usando técnicas de stop motion com Lego)

Tube de Ensaio (canal com curiosidades e explicações científicas, ou “Respostas interessantes para perguntas que você não fez”)

Papo de Primata (“vídeos de divulgação científica que estimulam o ceticismo científico e a adoção de uma visão racionalista do mundo”)

Poligonautas (canal que aborda temas como “Astronomia, missões da agência espacial americana (NASA) e europeia (ESA), e tudo o que tem a ver com o Cosmos”)

→ Descontrartigo (oceanografia de maneira simples e descontraída)

E aí, já conhecia algum desses canais?

Agora eu quero saber qual é a sua lista. Conhece outro canal que poderia entrar aqui? Tem um canal de ciência que queira divulgar? Deixe o seu comentário.

7 canais de ciência para você acompanhar no YouTube
4.3 (85%) 12 votes


Also published on Medium.

Você pode gostar...