5 dicas de museus de ciências brasileiros para você visitar

Imagem de capa com o título "5 dicas de museus de ciências brasileiros para você visitar" à frente e ao fundo uma foto do Castelo Mourisco, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
5 dicas de museus de ciências brasileiros para você visitar
4.6 (91%) 20 votes

Veja as principais atrações de 5 dos museus de ciências mais interessantes do nosso país.

A ciência vem construindo o desenvolvimento da humanidade e tornando a vida das pessoas mais fácil e segura. Ela está por toda parte, porém, boa parcela da população a vê como algo distante de sua realidade.

Aproximar a ciência das pessoas tornará esse desenvolvimento cada vez mais eficaz.  Dialogar com o público também tem que ser uma missão da ciência, afinal, ela é feita para as pessoas.

Uma das grandes ferramentas da aproximação da ciência com a sociedade em geral são os museus voltados para esse campo. Cada vez mais interativos e lúdicos, eles têm feito a interface da ciência com o público de maneira que as pessoas não só entendam, mas se sintam parte da ciência, afinal, todos produzem conhecimento de alguma forma — consciente ou inconscientemente.

De acordo com a última publicação do Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil (2015), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), o país conta com aproximadamente 268 museus ou centros de ciências, dos quais listaremos alguns para você conhecer e visitar. Confira!

1. Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Para os que são apaixonados pelo espaço, o MAST é uma ótima opção. Situado na cidade do Rio de Janeiro, o museu de astronomia que pertence ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), foi fundado em 8 de março de 1985 e possui uma área de aproximadamente 44 mil m².

A instituição apresenta 16 edificações e o seu complexo arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1986, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), em 1987.

Entre as suas atividades estão:

  • programa de observação do céu;
  • observação do sol;
  • brincando com a matemática;
  • entre outras.

Endereço e contatos:
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ
Tel: (021) 3514-5229
www.mast.br

2. Museu Catavento

Se você busca um museu de ciências interativo e feito para toda a família, o Museu Catavento é o lugar certo. Inaugurado em 2009, o Catavento é um dos museus mais visitados do Brasil e conta com um espaço de 4.000 m², dividido em 4 seções: “universo”, “vida”, “engenho” e “sociedade”.

O museu também conta com um acervo de mais de 250 instalações das mais variadas áreas da ciência. Se você gosta de ciência e está em São Paulo, a visita ao Catavento é indispensável.

Endereço e contatos:
Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n – Brás, SP
Tel: (11) 3315-0051
www.cataventocultural.org.br

3. Parque da Ciência Newton Freire Maia

O Parque da Ciência, como o nome sugere, é um verdadeiro complexo da ciência, onde você pode encontrar um pouco de todas as áreas científicas. Tem 5 pavilhões principais, que tentam familiarizar o público com a ciência de forma interativa. São eles:

  • Pavilhão Introdução;
  • Pavilhão Cidade;
  • Pavilhão Energia;
  • Pavilhão Água;
  • Pavilhão Terra.

O local conta ainda com 2 pavilhões de exposições temporárias, que buscam trazer diversas mostras culturais ligadas à ciência.

O parque ainda leva o nome de um dos pioneiros e mais importantes nomes da genética no Brasil, Newton Freire Maia. Fundador do departamento de genética da Universidade do Paraná (UFPR), Freire tem em seu currículo 474 obras bibliográficas, entre artigos, trabalhos e livros, e um importante legado para o estudo da genética no Brasil.

Endereço e contatos:
R. Estr. da Graciosa, 7400 – Jardim Boa Vista, Pinhais – PR
Tel: (41) 3666-6156
www.parquedaciencia.pr.gov.br

4. Museu da Vida — Casa de Oswaldo Cruz

Situado no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, o Museu da Vida é um complexo com vários espaços espalhados pelo campus. Só a visita ao Castelo Mourisco, lugar onde nomes como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas trabalharam, já valeria a visita.

Mas o Museu da Vida ainda conta com outros espaços incríveis, como: “Epidauro”, “Pirâmide”, “Tenda da Ciência”, “Parque da Ciência”, “Salão de exposições temporárias” e ainda um lindo borboletário.

E para levar o público a todos esses espaços, o Museu da Vida oferece o trem da ciência, que também é um grande atrativo da visita ao museu.

O Museu da Vida tem programação para um dia inteiro e para toda a família. Sem dúvidas é um lugar que todos os amantes (ou não) da ciência deveriam visitar.

Endereço e contatos:
Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ, 21040-360
Tel: (21) 2590-6747
www.museudavida.fiocruz.br

5. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Inaugurado em 1988, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC – Rio Grande do Sul possui um dos maiores acervos permanentes entre os museus de ciências no Brasil (cerca de 5 milhões de peças). O museu tem 3 andares e aborda em suas exposições permanentes temas como:

  • arqueologia;
  • a viagem do Beagle;
  • marcas da evolução;
  • mamíferos aquáticos
  • entre outros.

O museu ainda conta com ilustração científica, minuto da ciência, show de eletrostática, um belíssimo planetário, entre outras atividades. Com certeza um dos grandes museus de ciências no Brasil.

Endereço e contatos:
Prédio 40 – PUCRS – Av. Ipiranga, 6681 – Partenon, Porto Alegre – RS
Tel: (51) 3320-3521
www.pucrs.br/mct

E você? Tem algum museu de ciência para recomendar? Compartilhe conosco nos comentários!


Imagem de capa: adaptada de Econt e mantida sob a licença CC BY-SA 3.0

Você pode gostar...